Vamos te ensinar, de forma fácil, como definir o tamanho da amostra, isto é, quantas pessoas você deve entrevistar. Em primeiro lugar, tenha sempre em mente que, quanto maior o número de entrevistas, mais representativos serão os seus resultados.
Para definir o tamanho da amostra, você deve responder a duas perguntas:
- Qual o tamanho da minha população?
- O quanto minha pesquisa precisa ser exata, isto é, que margem de erro eu estou disposto a aceitar?
Recomendado para você: Calculadora de amostra e de margem de erro.
Qual o tamanho da minha população?
Em pesquisa, chamamos de população o número total de indivíduos dentro do público-alvo da sua pesquisa. Por exemplo, se você vai fazer uma pesquisa com os seus clientes, a sua população será o número total de clientes que você possui. Agora, se você vai lançar um produto que será comercializado no estado de São Paulo e se destina a mulheres de 25 a 34 anos A e B, a sua população serão todas as mulheres paulistas de 25 a 34 anos das classes A e B. No site do IBGE, você encontra diversos dados sobre a população brasileira que poderão ajudá-lo a determinar o tamanho da população do seu estudo.
O quanto a minha pesquisa precisa ser exata?
Para termos 100% de certeza sobre um determinado assunto, precisaríamos entrevistar todas as pessoas de uma população. É o que acontece em uma eleição, por exemplo, em que todos os eleitores são consultados. Em uma pesquisa, selecionamos aleatoriamente um grupo de pessoas em uma determinada população e as entrevistamos. Por isto, sempre haverá uma margem de erro.
A margem de erro pode ser entendida como a estimativa máxima de erro. O seu valor dependerá do tamanho e da homogeneidade da população e da quantidade de pessoas entrevistadas. Quando dizemos que margem de erro de uma pesquisa é de três pontos percentuais, isto significa que se 57% dos seus entrevistados afirmaram que voltariam a comprar um produto, a porcentagem de pessoas nesta população que voltaria a comprar este produto está entre de 54% e 60%.
Recomendado para você: Margem de erro: tudo o que você precisa saber sobre este índice de pesquisa.
Outro conceito importante ao definir a sua amostra é o intervalo de confiança. Em uma pesquisa, devem ser entrevistadas pessoas selecionadas aleatoriamente em uma população. E se outras pessoas fossem entrevistadas? Os resultados seriam os mesmos? O intervalo de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados, respeitando a margem erro, se outro grupo de pessoas em uma mesma população fosse entrevistado.
Nesta tabela, você confere o tamanho da amostra para diferentes margens de erro, tamanhos de população, considerando um intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Arkin, H., & Colton, R. R. (1971). Tables for statisticians. Barnes and Noble.
Veja também: